Seguidores

23 de novembro de 2015

Morre em Pombal, aos 93 anos, Lauro Paixão, ex-prefeito de Jericó e Bom Sucesso

Morre em Pombal, aos 93 anos, Lauro Paixão, ex-prefeito de Jericó e Bom Sucesso


Poucos conseguiram seu feito: ser eleito prefeito em duas cidades, sendo em uma delas por duas vezes, numa época em que os grandes “coronéis” dominavam a política paraibana.
Além disso, conseguiu manter viva a política através de filhos e neto, que se elegeram em sua terra natal.
Esse líder faleceu na tarde desta segunda-feira (23). Lauro Pereira da Paixão, de 93 anos, morreu no hospital regional de Pombal, por volta das 16h20.
Ele já vinha enfrentando há vários dias complicação em seu estado de saúde.
“Seu Lauro” foi prefeito de Jericó, de 1960 a 1964, quando foi eleito pela antiga UDN com 60% dos votos (836), tendo o latifundiário Cleto Pereira (UDN) como vice.
No pleito seguinte, transferiu o domicílio eleitoral para a vizinha cidade de Bom Sucesso, onde tirou 862 votos, pelo PSD, governando o município de 1964 a 1969.
Em 1968 - naquela época era permitido - , mesmo no cargo de prefeito de Bom Sucesso, voltou a disputar a prefeitura de Jericó, agora pelo MDB, onde conseguiu aumentar sua votação em 59% - em relação à primeira -, tirando 1.328 votos, derrotando três fortes adversários: Antônio de Andrade Freitas, Raimundo Alves Sobrinho e Adauto Pereira (depois deputado federal), todos da ARENA.
Os três arenistas tiraram, juntos, 1.000 votos.
Lauro Paixão governou Jericó até 1.972.

POMBAL:

Apesar de nunca ter disputado nenhum cargo em Pombal, a família conseguiu eleger três vereadores de forma seguida.
Lenira (já falecida) e Titico (filhos) e Felipe Paixão (neto) conseguiram manter vivo o nome da família no Legislativo pombalense.
Deixa quatro filhos: Lauro Filho, Lúcia, Titico e Neto Paixão.

ENTERRO:

Seu corpo está sendo velado em sua casa, na rua Padre Amâncio Leite, e o enterro será às 16 horas desta terça-feira, no cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Pombal.

O portal a Noticia Bom Sucesso PB, envia condolências a os familiares, pelo falecimento deste ilustre cidadão, que ajudou a construir parte da história da nossa querida Bom Sucesso PB.

com Naldo Silva – LIBERDADE PB



Nenhum comentário:

Postar um comentário