Seguidores

21 de abril de 2014

Tradição da Semana Santa, em Bom Sucesso e Região

Jovens de Alexandria - RN, pedindo comissão para o judas, em BOM SUCESSO PB

"foto do JUDAS", Jovens andam pelas principais ruas da cidade com o juda


Na Semana Santa é tradição entre os jovens, sair com o judas pedindo comissões nas comunidades e nas cidades, este ano de 2014, vários judas passaram por aqui, e de várias localidades. A tradição ainda é forte sobre a Semana Santa, pois começa com a quarta-feira de trevas, em seguida a quinta-feira santa, sexta-feira da paixão, sábado de aleluia onde fazem a malhação do judas, e por último o domingo de Pascoa.
Antigamente na Quarta-feira de trevas as pessoas não trabalhavam, pois a lenda dizia que quem trabalhasse neste dia ficava entrevado, as mulheres não varia a casa e ninguém tomava banho; mas isto não é mais usado, outro costume também que desapareceu com o passar do tempo, foi colocar um pano cobrindo as imagens de esculturas (santos) na semana santa.

'Malhação do Judas': esta tradição continua firme

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRRfmWRwJTQCRt43Pex4MZIa6UbwccGMnmrSvgQv9VUXGC8Cxmugg

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRD5I8N0H4tER1ETDoB3_8vjcTU9c87P4IYvb7RZco0Se4eQsGK

Uma das tradições que permanece viva na Semana Santa é a malhação do Judas, quando as pessoas destroem um boneco que simboliza o homem que traiu Jesus e o levou à morte. 

Os Judas são bonecos montados com roupas velhas, estopa e muitas vezes são cheios de mato para dar realce às partes do boneco. Os Judas Chamam a atenção pela criatividade  e aparência dos bonecos, que em muitos casos assustam até as crianças pela sua feiura.

Os jovens  da nossa região que andam pela cidade e sítios, geralmente andam mascarados  com seus judas em cima de uma carroça de burro ou camionetes pedindo comissões  a comunidade. Essas comissões servem para fazer a festa  da malhação que acontece no sábado de aleluia.

No sábado de aleluia, as comunidades se reúnem para surrar um boneco representando Judas Iscariotes, como forma de vingança à traição a Jesus Cristo. Em Bom Sucesso esta cultura já não é mais tão praticada, mas iniciativas de muitos jovens da cidade e da região, visam revitalizar esta expressão cultural e fazê-la vigorar durante muito tempo na tradição da comunidade.




A NOTICIA BOM SUCESSO PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário